Secretária da Fazenda defende instituição fiscal independente no ES

Damos as boas vindas e saudamos o discurso de posse da nova secretária da Sefaz, Ana Paula Vescovi, por defender a criação de uma instituição fiscalizadora independente no Espírito Santo, abaixo reproduzido da matéria do jornalista Flávio Borgneth, do jornal eletrônico leiase.com, em 2 de janeiro:

“Partindo do pressuposto de que os governos são temporários, a secretária indicou sinal verde para a criação do órgão independente. Defendeu inclusive independência no monitoramento dos royalties do petróleo.

‘No campo institucional, é nossa meta estimular a criação de uma Instituição Fiscal Independente no Espírito Santo, fora do governo, e capaz de defender a boa condução da gestão das contas públicas, de monitorar a destinação das rendas governamentais do petróleo, sem prejuízo do fundamental engajamento dos órgãos de controle e demais Poderes’, disse.

Criar própria Lei de Responsabilidade Fiscal:

O discurso de Vescovi defendeu ainda que cabe à população ter acesso ao controle das contas públicas – a reformulação do portal da Transparência do Governo do Estado faria parte dessa tentativa. A criação de uma Lei de Responsabilidade Fiscal mais próxima da realidade Estadual também está nos planos. ‘Nesse campo, do alinhamento entre a sociedade com a gestão dos recursos públicos, teremos a oportunidade de oferecer um bom exemplo para o Brasil. Podemos e devemos construir juntos os termos da nossa própria Lei de Responsabilidade Fiscal, adaptada à nossa realidade, e assim nos libertar das também falsas premissas trazidas por metas nacionais defasadas e desconectadas da realidade’, frisou.

Ações conjuntas:

As medidas de austeridade econômica serão acompanhadas pela simplificação da tributação e uma agenda mais enfática na diplomacia negócios e de avanços na nossa infraestrutura. Tudo para atrair investidores. ‘Negócios e atividades econômicas são mais importantes para prover oportunidades aos capixabas do que propriamente as rendas petrolíferas passageiras’, pontuou.”

Fisco Forte, Estado Forte!

Já em matéria do Jornal A Gazeta foi dito que a secretária da SEFAZ arrancou aplauso entusiástico do governado eleito, Paulo Hartung, quando em seu discurso de posse, em nome do secretariado, disse: “Fisco forte, Estado forte!”.

Destaques

Comunicado Expediente - COVID-19

Comunicamos que, por razão dos desdobramentos relativos à propagação do COVID-19 e, conforme a declaração da Organização Mundial de Saúde - OMS, em 11 de ...
Acesse

Coronavírus: Febrafite solicita trabalho remoto em carta aberta aos governos estaduais

A Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e suas Associações Filiadas em todo o país, entendem que o momento pelo qual ...
Acesse

Rodrigo Spada é eleito presidente da Febrafite em assembleia por videoconferência

Rodrigo Spada assume a federação que representa mais de 30 mil auditores fiscais das Receitas Estaduais a partir de abril.
Acesse

Comunicado: Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2020

Comunicamos que, por razão dos desdobramentos relativos à propagação do COVID-19 e, conforme a declaração da Organização Mundial de Saúde - OMS, em 11 de ...
Acesse

Comunicado Expediente

Fica prorrogado por mais 15 (quinze) dias, os trabalhos da AFITES, na modalidade de home office, conforme razões já apresentadas em nossa primeira comunicação.
Acesse

Febrafite sob nova gestão

Foto da Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Deliberativo da entidade, reunido em novembro de 2018, em Belém (PA)
Acesse

Curta nossa página

Fique informado!

- Assine nossos informativos -

Você irá receber diretamente em seu e-mail.