A reforma tributária é apontada como prioridade para a recuperação da economia no pós-pandemia tanto pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quanto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Mas o assunto é discutido há décadas, e jamais se chegou perto de aprovar uma proposta abrangente para tornar a legislação fiscal brasileira mais eficaz e mais justa. Será que desta vez será diferente?
O assunto é tema de novo debate nesta segunda-feira (6) promovido pelo Congresso em Foco em parceria com a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e o Movimento Viva. Você poderá acompanhar a live pelo site ou por nossos canais nas redes sociais às 17 horas.
Participarão da discussão o presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, o presidente da Comissão Mista da Reforma Tributária, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), o ex-deputado Luiz Carlos Hauly, autor da proposta que tramita no Senado, e a ex-senadora Ana Amélia (PP-RS), secretária do governo do Rio Grande do Sul. A mediação ficará por conta da jornalista Elisangela Colodeti.
Em live promovida pelo site, pela Febrafite e pelo Movimento Viva há duas semanas, Rodrigo Maia disse que pretende votar a reforma em agosto. Há dois textos em discussão no Congresso: a PEC 110, principal objeto do debate de hoje, em andamento no Senado, e a PEC 45, do deputado Baleia Rossi (MDB-SP). Em participação que repercutiu nos principais veículos do país, Maia disse que o momento é propício para aprovar a reforma tributária.