O governador eleito, Paulo Hartung (PMDB), apresentou, na tarde desta sexta-feira (28), Ana Paula Vescovi, Andrezza Rosalém e Ângela Pitanga Pinto como os primeiros nomes que farão parte de seu Governo, a partir de janeiro do ano que vem. Elas ficarão responsáveis, respectivamente, pela Secretaria da Fazenda, Instituto Jones dos Santos Neves e pelo Cerimonial do Palácio Anchieta.
O próximo vice-governador do Estado, César Colnago (PSDB), também acompanhou o anúncio dos primeiros nomes que vão compor o novo Governo. Outros membros da equipe devem ser anunciados na próxima semana. “Neste Governo, eu estou querendo combinar boa técnica, boa política e sangue novo (...). A experiência com uma certa renovação”, revelou Hartung.
O próximo chefe do Executivo destacou que Ana Paula Vescovi assume a Secretaria da Fazenda com os objetivos de melhorar a receita, equilibrar as despesas, readquirir a capacidade do Estado de investir com recursos próprios e reverter os valores recebidos por royalties e participação na exploração do petróleo em benefícios para a população.
Vescovi é velha conhecida do governador eleito. Ela foi presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), na última gestão de Hartung, e, antes, havia trabalhado com o novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nomeado pela presidente Dilma Rousseff, na última quinta (27),
“Tenho em mente que o ano de 2015 vai ser de grandes desafios. Vai me exigir muito nesse processo de ajustes, de readequação da capacidade fiscal do Estado. Mas eu tenho muito mais em mente que todo o conhecimento que pude acumular me dar a certeza de que esse ajuste é o caminho certo para a gente retomar as bases para o crescimento sustentável do Estado”, disse ela.
O Instituto Jones dos Santos Neves, por onde passou Vescovi na última gestão de Hartung, será presidido por Andrezza Rosalém, a partir de janeiro de 2015. Ela é pesquisadora do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) do Rio de Janeiro, alem de sócia de uma empresa avaliadora de projetos de políticas públicas.
De acordo com ela, o primeiro passo é identificar a estrutura de funcionamento desse órgão que é peça importante no Estado, como afirmou Hartung, durante a apresentação. A missão, conta Rosalém, ampliar essa referência também para a sociedade e também na avaliação de políticas públicas. “Em princípio, a gente quer tornar ele uma referência, um centro de informações territoriais, econômicas e sociais. Em um ponto mais inovador é a gente ser realmente um centro de avaliação das políticas públicas do Estado”, disse ela.
Posse simples
O governador eleito aproveitou a oportunidade para começar a dar maiores detalhes sobre sua posse no dia 01 de janeiro de 2015. De acordo com ele, a cerimônia deve ser simples e austera. “A ideia nossa é de ser uma posse simples e austera compatível com essa realidade que nós estamos vivendo no Brasil e do Espírito Santo”, disse Hartung.
A posse será organizada pela nova chefe do Cerimonial do Palácio Anchieta, Ângela Pitanga Pinto. Ela disse que a equipe já tem um esboço passado pela atual gestão e agora Hartung vai se manifestar de como gostaria que ela fosse realizada, seguindo as premissas da simplicidade e austeridade. A solenidade ainda não tem horário definido.
A posse é dividida em dois momentos: o primeiro, acontece na Assembleia Legislativa e, o segundo, no Palácio Anchieta. “Ali (Palácio) acontece a revista das tropas e a solenidade em um dos salões que ainda também não está definido”, disse Ângela Pitanga Pinto.
A nova cerimonialista é formada em ciências sociais, com especialização em pesquisa pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Trabalhou na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), prefeituras de Vila Velha e Guarapari, além do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) como assessora de Mariazinha Velozo Lucas. Há 15 anos, se aposentou e iniciou a carreira no setor cerimonial, organizando casamentos e bodas.