ANFIP questiona em ADI os critérios que limitam o direito à pensão por morte.

A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal – Anfip, ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI 5246, no STF, em que questiona a edição e o conteúdo da Medida Provisória - MP 664/2014, que alterou critérios para a concessão de benefícios da seguridade social.

Segundo a entidade, a MP instituiu, na prática e “por via oblíqua e imprópria”, verdadeira reforma previdenciária. A Anfip pede liminar para suspender os efeitos da norma até o julgamento do mérito da ADI, que tem como relator o ministro Luiz Fux.

Na ação, a Anfip afirma que não há, no caso, os requisitos de urgência e relevância necessários para a edição de medidas provisórias. Afirma ainda que não foi observado o artigo 246 da Constituição Federal, que impede a adoção de medida provisória para regulamentar artigo da Constituição, cuja redação tenha sido alterada por meio de Emenda promulgada entre 1o/01/1995 e a publicação da Emenda Constitucional 32, de 2001. Por tais razões, a Anfip alega que a MP possui inconstitucionalidade formal.

Já com relação à alegada inconstitucionalidade material da MP, a Anfip afirma que as modificações na seguridade social introduzidas por seu texto alteram a Lei 8.112/1990 (que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União), em violação ao “princípio da proibição do retrocesso social”.
Entre as modificações que, segundo a Anfip, desrespeitam os ditames constitucionais, está o estabelecimento de carência de 24 contribuições para que os dependentes do servidor falecido recebam pensão por morte.

Outros pontos questionados são a limitação do período de duração da pensão por morte de acordo com a expectativa de vida do(a) pensionista, o condicionamento do pagamento de pensão ao cônjuge ou companheiro ao lapso temporal de pelo menos dois anos da formação do núcleo familiar e a exclusão da possibilidade de designação de pessoa maior de 60 anos ou portadora de deficiência para receber pensão por morte.

Destaques

Comunicado Expediente - COVID-19

Comunicamos que, por razão dos desdobramentos relativos à propagação do COVID-19 e, conforme a declaração da Organização Mundial de Saúde - OMS, em 11 de ...
Acesse

Coronavírus: Febrafite solicita trabalho remoto em carta aberta aos governos estaduais

A Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e suas Associações Filiadas em todo o país, entendem que o momento pelo qual ...
Acesse

Rodrigo Spada é eleito presidente da Febrafite em assembleia por videoconferência

Rodrigo Spada assume a federação que representa mais de 30 mil auditores fiscais das Receitas Estaduais a partir de abril.
Acesse

Comunicado: Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2020

Comunicamos que, por razão dos desdobramentos relativos à propagação do COVID-19 e, conforme a declaração da Organização Mundial de Saúde - OMS, em 11 de ...
Acesse

Comunicado Expediente

Fica prorrogado por mais 15 (quinze) dias, os trabalhos da AFITES, na modalidade de home office, conforme razões já apresentadas em nossa primeira comunicação.
Acesse

Febrafite sob nova gestão

Foto da Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Deliberativo da entidade, reunido em novembro de 2018, em Belém (PA)
Acesse

Curta nossa página

Fique informado!

- Assine nossos informativos -

Você irá receber diretamente em seu e-mail.